Abaixo listo os 5 tipos de conteúdos que geram vendas na web.
Os conteúdos podem ser classificados por tipo e podem ser usados nos diferentes tipos de mídia, áudio, texto ou vídeo
São eles
1- Tutorial
Para este tipo é necessário o conhecimento de algum tema para que você possa ensiná-lo através de um tutorial seja ele em vídeo, texto ou áudio.
Um exemplo prático disso é o de sites que vendem produtos de beleza e criam tutoriais em vídeo ou em post (com imagens) para mostrar como utilizar o produto em algum tipo de maquiagem, penteado, etc.
As mulheres que consomem o conteúdo e gostam do resultado acabam ficando mais propensas a comprar o produto.
Este modelo de conteúdo é aplicado em vídeos e posts de blog que usam texto e imagem, explicando todos os processos do que está sendo ensinado.
2- Perguntas Frequentes (FAQ)
Aqui para quem tem alguma audiência a sacada genial, que pode lhe render várias ideias (pautas), é selecionar as perguntas e fazer conteúdos que respondam elas, com o maior detalhamento possível.
No segmento de nutrição, por exemplo, você pode responder quais são os melhores alimentos para comer no café da manhã, ou para iniciar uma dieta rica em nutrientes
3- Solução de problemas
Ter a percepção de que o seu público tem problemas e ajudá-lo a resolver isso é uma boa forma de estabelecer um relacionamento mais próximo com a sua audiência.
Exemplo:
Mitos e verdades sobre a bateria de seu notebook.
4- Entrevistas
As entrevistas possuem 3 vantagens:
1- O entrevistado poderá passar um conhecimento maior que o seu sobre um determinado assunto da sua área, e isso vai agregar muito valor para a sua audiência.
2- Existe uma grande probabilidade de o entrevistado compartilhar a entrevista com os amigos dele, expandindo o seu alcance.
3- Você mostra para a sua audiência que outras autoridades reconhecem o seu trabalho, pois eles concedem o tempo deles para falar com você.
O que você precisa é saber fazer as perguntas e comentários certos, algo que pode ser feito via e-mail, Skype, hangout, pessoalmente ou por telefone.
Exemplo; Um vendedor de carros pode produzir conteúdos do tipo entrevista, conversando com mecânicos, funileiros, pilotos, clientes…
Vale lembrar que entrevistas servem para qualquer segmento.
5- Listas
As pessoas adoram ver conteúdos de listas.
– Os 10 melhores filmes do cinema em 2015
– TOP 10 equipamentos para escaladas
– As 5 melhores ações de Marketing Digital de 2014
Este texto que você está lendo segue o formato de lista. Elas são mais fáceis de construir, pois não seguem um modelo contínuo de texto. Fale somente sobre o item em alguns parágrafos e pronto, é só passar para o próximo.
Os 5 tipos de conteúdo que você deve produzir são:
– Tutorial
– Perguntas Frequentes (FAQ)
– Solução de Problemas
– Entrevistas
– Listas