Você tem um negócio e não sabe como utilizar a internet para impulsionar sua marca? Iniciar as vendas pela internet não é complicado, pelo contrário, e ainda pode trazer resultados positivos para sua marca.
Antes de saber como dar o pontapé online é necessário esclarecer uma dúvida:
E-commerce ou loja virtual?
Qual dos dois? Eis a primeira interrogação dos iniciantes no negócio via web. O e-commerce é recomendado e adequado para quem já possui uma loja física. Por outro lado, a loja virtual pode ser usada pelos que desejam oferecer um serviço de vendas online.
5 passos para criar um negócio online
1# Crie sua identidade
Antes de montar seu negócio digital é necessário planejar. Quem é sua empresa? O que ela comercializa? Quem é seu público? Quais estratégias serão utilizadas para atrair o público? É crucial deixar claro esses pontos para depois começar a vender na internet.
2# Os serviços da loja
Depois de elaborar o planejamento, o segundo passo é dar corpo ao seu negócio. Nessa etapa, torna-se necessário definir quais serviços serão oferecidos na sua loja virtual, para que tipo de consumidor e serviços (atendimento online, preços em conta, suporte via telefone, entre outros).
3# Conheça a logística online
Antes de partir para a montagem da sua loja, conheça outros sites de venda existentes. Se quiser, teste como seria a aquisição de um produto. Todo esse aprendizado pode inspirar você e iluminar seu negócio.
4# Montando a loja
Após estudar e analisar seu plano e a concorrência, está na hora de tirar as ideia do papel e executá-las. Para isso, você pode criar uma loja virtual por conta ou oferecer seus serviços/produtos via blog ou rede social.
5# Atraindo público
A tarefa mais complicada é fazer com que seu público perceba sua marca. Por isso, as estratégias de marketing são tão importantes. Você pode atrair público por meio dos produtos oferecidos, valores, divulgação em redes sociais etc. Comprar anúncios ou anunciar gratuitamente pode ser uma boa estratégia.
Aparência e relacionamento
Dois requisitos muito observados pelo consumidor online. A vitrine da sua loja é a aparência do site. Facilidade de navegação, simplicidade no layout e ferramentas de busca contribuem para o usuário se fidelizar com sua marca.
Outro ponto que merece atenção é o relacionamento da sua empresa com os consumidores. Por melhor que seja a qualidade dos seus produtos, de nada adiantará se você não souber se comunicar com seu público. Esteja atento a isso!
Canais de venda online
Se montar uma loja virtual não está nos seus planos, você pode recorrer aos sites de classificados. O investimento neles é relativamente baixo e pode ser uma boa opção para quem está começando nas vendas online.
Recicle conhecimentos
Quem trabalha com vendas online pode aprofundar seus conhecimentos nesse setor. Não faltam cursos online para que o empreendedor recicle seus conhecimentos e se capacite.
Gostou das nossas dicas? Não deixe de acompanhar nossas matérias!
2 comentários
Interessante.
Apenas o que eu estava procurando, obrigado!
Os comentários estão fechados.